Quem tem um projeto na web, como, por exemplo, uma loja online, deve saber da importância de alguns recursos importantes para o bom desempenho desse empreendimento.
Um bom serviço de hospedagem de site é muito importante para uma loja virtual, pois assegura para ela recursos valiosos, tais como espaço em disco e backups.
Outro elemento fundamental para um e-commerce é a obtenção de um certificado SSL. Graças a esse tipo de certificado é possível manter a segurança das senhas e informações por meio de criptografia.
Porém, dependendo dos produtos ou serviços oferecidos pela loja, é importante proporcionar para os clientes alguns vídeos ou gráficos que contenham instruções sobre como é o uso correto e seguro do produto.
Contudo, é aí que pode entrar em cena um profissional conhecido como Designer Instrucional para elucidar melhor a utilização do produto para o cliente.
As funções do Designer Instrucional
O Designer Instrucional, que também pode ser chamado de DI, é o profissional que detecta um problema de aprendizagem ou gap de conhecimento. Para solucionar tal problema, ele desenvolve uma solução adequada para o assunto.
Sendo assim, o Designer Instrucional, ou também Designer Educacional, pode atuar não apenas para a melhoria de uma apresentação de um e-commerce, mas também para beneficiar a abordagem de um site de EaD (Ensino à Distância), por exemplo.
Desse modo, no caso do site de Ensino à Distância, é possível afirmar que o Designer Instrucional irá exercer a comunicação entre o criador de conteúdo e o profissional responsável pela diagramação.
Sendo assim, é o DI que vai efetuar uma análise do curso e adaptá-lo para o ambiente virtual, sempre com o objetivo de facilitar a aprendizagem do aluno.
Além disso, a atuação do Designer Instrucional pode ser realizada por meio de diferentes níveis. Vamos conhecer mais sobre eles?
Nível micro
O Designer Instrucional, nesse caso, irá atuar sanando conceitos básicos, tais como desenvolvimento de roteiro e elaboração de conteúdo.
Nível intermediário
Nesse nível o DI auxilia a estruturar cursos e disciplinas no EAD, bem como definir quais as mídias serão usadas nas aulas.
Nível macro
Nesse nível a atuação do Designer Instrucional é muito mais abrangente. Portanto, ele será responsável por estipular as diretrizes completas do projeto, definindo também os métodos de curso a serem utilizados e o sistema de ensino da instituição.
Vale lembrar que, além do Ensino à Distância, um DI pode também atuar em empresas de médio e grande porte na hora de elaborar o treinamento para os colaboradores.
As competências e ferramentas essenciais para um Designer Instrucional
Para atuar de maneira segura e transmitir os seus conhecimentos de forma clara, é importante que o Designer Instrucional tenha algumas noções teóricas importantes. Tais saberes geralmente envolvem áreas como Pedagogia, Psicologia, Design e Informática.
Ao dominar campos tão diversos, o profissional que atua como DI vai saber que todo o processo de educação está sendo realizado mantendo o foco nas necessidades do público-alvo, sejam eles alunos de um curso EaD ou o treinamento dos funcionários de uma corporação.
Além disso, o Designer Instrucional exerce as suas atividades tendo por base modelos teóricos bem definidos. Um dos mais conhecidos quando o assunto é DI apresenta 5 estruturas que formam as iniciais ADDIE. Veja quais são elas.
Análise
Essa é a etapa em que o Designer Instrucional analisa as características e os objetivos do público-alvo.
Design
É quando o profissional pensa na estrutura de apresentação dos conteúdos, sempre tendo em mente que é importante facilitar ao público a assimilação dos conteúdos.
Hoje em dia, em que smartphones e demais dispositivos móveis estão cada vez mais comuns, é importante que o profissional de DI utilize sempre o Design Responsivo.
Desenvolvimento
Serão colocadas em prática as duas etapas anteriores. Desse modo, o DI vai desenvolver testes e protótipos do projeto.
Implementação
Essa é a fase onde são realizadas comparações e verificações, sempre com o intuito de averiguar a eficiência do projeto.
Avaliação
Também conhecida como “evaluate” em inglês, essa etapa é propriamente dita a fase em que os objetivos do projeto serão avaliados.
Alguns dos aspectos importantes a serem analisados consistem na responsividade do projeto, na facilidade de navegação e na disponibilização correta dos elementos no layout.
Por isso, é importante que o profissional que trabalha como Designer Instrucional conheça algumas ferramentas importantes para a função, como o Illustrator, o Figma e outras de igual relevância.
De uma forma geral, o Designer Instrucional, ou Designer Educacional, é um profissional fundamental para desenvolver um bom ambiente de aprendizado que auxilia alunos em um EaD, ou o treinamento de profissionais de uma empresa.
Conclusão
O Designer Instrucional domina todos os recursos técnicos e práticos para a criação de eficientes métodos de aprendizado.
Portanto, a presença desse profissional se torna bastante relevante, tanto em instituições de ensino quanto em empresas.
O post Você sabe o que faz um Designer Instrucional? Saiba um pouco mais sobre essa profissão apareceu primeiro em Designers Brasileiros.
Você sabe o que faz um Designer Instrucional? Saiba um pouco mais sobre essa profissão esse conteúdo apareceu primeiro em: https://designersbrasileiros.com.br/
No comments:
Post a Comment