Há muito tempo, trabalhar de casa vem sendo uma realidade cada vez mais adotada por profissionais e empresas de diversas áreas. E agora, em um momento delicado como estamos atualmente, o home office foi inserido na rotina de muitos de uma hora para a outra, sem um preparo do espaço e nem do modo de pensar de quem vai começar a atuar assim.
Você pode ser tão ou mais produtivo do que trabalhando em um escritório e existem diversas ferramentas para manter o contato remoto com seus colegas de equipe, então isso também não precisa ser um problema. Além do que, produtividade não tem relação apenas com onde você estiver, como já vimos há um tempo atrás nesse artigo.
Então, para abrir esse tópico tão importante pro momento, separamos 7 dicas para que você consiga escolher melhor um espaço em casa e iniciar seus trabalhos de maneira eficiente.
Sobre o seu espaço
O lugar da sua casa que vai escolher para trabalhar é muito importante, tanto na questão de decoração como na ventilação e iluminação. Tudo isso pode ajudar muito, já que seu conforto também auxilia no seu foco.
Escolha um lugar arejado e com boa iluminação natural
Para quem trabalha durante o dia e não tiver problemas com reflexo no monitor, a luz natural sempre vai trazer benefícios para seu rendimento. Dá uma noção de tempo, e principalmente ânimo.
Quem prefere trabalhar à noite, também é recomendável escolher um lugar com boa iluminação, mesmo que para isso seja necessário trocar algumas lâmpadas. Mas se onde trabalhava já era um ambiente mais escuro e isso lhe fazia bem, faça como se sentir melhor.
Mas, independente da luz, prefira janelas abertas. Deixar entrar um ar mais fresco hoje é até uma indicação de saúde.
Mesa e cadeira são melhores que o sofá
Apesar do notebook ter sido desenhado de um jeito que mantê-lo no colo não seja totalmente desconfortável (estou falando, claro, dos modelos que não tenham problema de superaquecimento), essa posição a longo prazo pode te trazer muitos problemas, mas mesmo a curto prazo isso vai te atrapalhar, além da questão ergonômica.
Quando ficamos em um sofá, acabamos esticando as pernas, ficando mais relaxados. E isso pode parecer bom no começo, mas logo a televisão pode começar a ficar bem atraente, o controle remoto está próximo.
Talvez você pense “bom, vou deixar a TV ligada, mas continuar trabalhando…” e ao chegar nesse ponto dificilmente seu desempenho será como deveria.
Sentar na cadeira te obriga a ficar em uma posição mais ereta, e isso te ajuda até mesmo na questão de manter foco. Até mesmo a circulação entra aqui como um fator positivo, mas claro, com pausas por alguns momentos para mudar de posição e dar alguns passos.
Não espalhe objetos pela mesa
Bagunça gera bagunça e mesmo que você não se considere alguém que liga muito para isso, dificilmente uma mesa desorganizada vai trazer benefícios para seu trabalho.
Então, se tiver gavetas, use-as. Organize os objetos por categorias que facilite sua busca quando precisar. Imagine isso como uma taxonomia de objetos pessoais.
Colocar as coisas organizadas e dentro de gavetas ou caixas ajuda não só a manter o espaço mais bonito, mas também facilita muito a limpeza, outro item essencial para um bom dia de trabalho.
E, ainda mais nessa época, isso evita que sujeiras indesejadas e o que vier junto com elas se aglomerem em sua mesa, teclado e mouse.
Lembre que seu espaço precisa ser inspirador de alguma forma
Além da organização e limpeza, é comum ver em mesas de escritório algo que o profissional gosta de expor, seja para se identificar ou apenas por gostar, como um brinquedo (action figure ou colecionáveis para quem ficou magoado com o termo), fotos, canecas ilustradas, entre outros objetos que contribuem com sua identidade.
Em casa sua mesa também pode ter uma decoração com algo que goste e que ao olhar para ele, remeta para outros momentos e experiências, começando assim um processo criativo inconsciente.
Sua produtividade
Além de medidas básicas, como não cair na tentação de ficar o dia todo de pijama com pernas pra cima, existem muitas ferramentas que podemos usar para que nosso dia seja muito mais produtivo.
Escolha sua técnica de produtividade preferida (Pomodoro, Metodologias ágeis, etc)
Caberia aqui horas de conteúdo falando sobre técnicas diferentes que podem auxiliar em sua produtividade.
As duas do título desse item, por exemplo, são até mesmo complementares e não necessariamente deveriam ser seguidas uma ou outra.
Pomodoro é uma técnica bem simples e muito fácil de aplicar, existindo até mesmo aplicativos ou timers prontos para isso.
Consiste em criar um ciclo de momentos de trabalho e pausas.
Você faz uma atividade de maneira objetiva e sem nenhuma distração por 25 minutos (saia das redes sociais, WhatsApp e qualquer outra distração nesse tempo). Aí você se dá de recompensa 5 minutos de pausa, em que você poderá fazer algo para relaxar um pouco (de preferência longe do computador).
Depois de 4 vezes, você poderá fazer uma pausa maior, de no máximo 30 minutos.
Agora sobre metodologias ágeis, realmente não cabe em um parágrafo resumir de maneira justa todo esse universo, onde trabalho em equipe, organização e alinhamento de papéis são extremamente importantes.
Recomendo que pesquise sobre algumas das metodologias ágeis, como Scrum, eXtreme Programming (XP), DevOps (as duas últimas mais voltadas para desenvolvimento mas com conceitos que podem ser aproveitados em diversas áreas) e as ferramentas que podem ser utilizadas nelas.
Não só no Scrum, mas muito utilizado nele, não tem como deixar de comentar do Trello, que uso bastante para organizar minhas tarefas e manter uma linha de pensamento, para assim não me perder nos afazeres.
Busque por ferramentas mais práticas para o dia a dia
Adoramos praticidade, por isso já fizemos várias listas de ferramentas úteis para o designer, como as recentes: Conversão de imagens, Ferramentas para compactar imagens, Ferramentas para desenvolvedores web, Ferramentas gratuitas para designers, entre outras.
Vou falar mais sobre ferramentas em um próximo artigo, mas quero reforçar a importância de nos mantermos ágeis para aproveitar ao máximo o tempo que temos em casa.
Por isso, na criação, podemos fazer diversas coisas com o Canva, por exemplo, uma ferramenta que deixa o processo de criar peças muito mais rápido e fácil, mas claro, ainda precisando do toque do designer, mesmo sendo uma ferramenta bem didática.
Se quiser conhecer os recursos do Canva Pro, experimente grátis por 30 dias nesse nesse link.
Leia mais sobre produtividade e trabalho remoto
Existem diversos materiais na internet que vão te ajudar a ter uma rotina cada vez mais eficiente trabalhando remotamente, além de livros que abordam esse tema.
Um livro bem objetivo e que poderá te ajudar nesse processo é o Gestão do Tempo para o Home Office, que foca bastante na questão de como é fácil perdermos a noção do tempo (pra mais ou pra menos) quando estamos trabalhando de casa.
Se quiser a versão em ebook dele para ler em seu Kindle, celular, tablet ou computador, confira aqui.
Conclusão
Para quem já estava acostumado a fazer esse modelo de trabalho, pouca coisa deve ter mudado, mas para muitos é algo totalmente novo e esperamos que essas dicas possam ter ajudado.
Vocês tem técnicas, experiências e dicas de como trabalhar melhor em casa? Comente aqui ou em nossas redes sociais e vamos fazer essa prática ser cada vez mais presente e contínua na realidade de nossas profissões.
Até a próxima!
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