Além de contar com um site, de ter também à disposição um bom serviço de hospedagem de sites, o que mais pode ajudar o seu negócio, reforçar o engajamento dos clientes com a marca e ainda consolidar sua presença online?
A resposta é simples: Jogos digitais! Esses recursos cada vez mais podem se tornar eficientes aliados não apenas na divulgação dos produtos e serviços da sua empresa, mas também na gestão dela.
Eles são influentes, estão presentes na cultura pop e são apreciados por todos os tipos de público, inclusive crianças e adolescentes, que correspondem a uma fatia valiosa do mercado.
Diante de tanto apelo, vale dar uma conferida nas possibilidades que os jogos digitais oferecem quando o assunto é ajudar o seu negócio.
- A importância dos jogos digitais
- Gamificação – Saiba o que ela significa para a sua empresa
- Advergames – Quando o jogo faz parte da publicidade
A importância dos Jogos Digitais
Há tempos que os jogos digitais são relevantes em nossa sociedade, não apenas pelo fascínio que exercem no público, mas também por que fazem girar as engrenagens da economia.
A indústria dos games nos dias de hoje movimenta bilhões. Há jogos dos mais variados estilos para os diferentes tipos de público. Além do mais, personagens como o Sonic (da Sega) e Mario (da Nintendo) já não se limitam mais ao universo das suas respectivas mídias de origem.
Eles, e muitos outros, já estampam páginas de histórias em quadrinhos, protagonizam desenhos animados e brilham nas telas de cinema.
Não dá para deixar de mencionar também os personagens que saem das outras mídias e vão protagonizar os jogos próprios, como, por exemplo, James Bond e os super-heróis em geral.
E você já ouviu falar nos eSports? Eles são os Esportes Eletrônicos, que hoje em dia conferem verdadeiras fortunas para os seus praticantes e patrocinadores. Os campeonatos de eSports atraem cada vez mais competidores e a atenção da mídia.
Diante de tudo isso, é importante que as empresas conheçam e saibam como aproveitar os games em suas estratégias. É aí que a gamificação entra em jogo.
Gamificação – Saiba o que ela significa para a sua empresa
O Marketing digital hoje em dia depende de alguns fatores fundamentais, como ter um site, ter uma boa hospedagem de sites e também a adoção de outras estratégias, como o uso das redes sociais, blogs e e-mail marketing (apenas para citar algumas).
Nesse bolo aí de estratégias, dependendo dos objetivos, é possível utilizar a gamificação. O nome já denuncia a origem. Ela vem dos “games”. Ou seja, a gamificação consiste na utilização de jogos para beneficiar vários aspectos de um empreendimento.
Na prática, ela pode ser usada para viabilizar o treinamento dos colaboradores, recrutamento e também como estratégia de marketing com o objetivo de engajar o público com a marca e captar leads.
Ao utilizar a gamificação, que usa as dinâmicas, a lógica e os conceitos dos games na sua empresa, é possível atrair a atenção, aumentar a participação e o engajamento de clientes e parceiros em atividades, estabelecendo uma boa interação e mais fidelidade com o público.
Não é necessário que a empresa crie um jogo exclusivo, próprio para que a estratégia seja usada. É possível elaborar regras, mecanismos e bônus para estimular uma competição saudável entre as pessoas, sem ter a obrigatoriedade de criar e aplicar um game específico, pois isso demandaria investimentos a mais.
A gamificação é uma estratégia que proporciona bons resultados. Para aplicá-la, a empresa pode estabelecer desafios e missões, que, caso solucionados, irão resultar em prêmios ou distintivos a partir de pontuações e ranking, dentro de um prazo específico.
Treinando a sua equipe e aumentando a produtividade por meio dos games
Para utilizar a gamificação na sua empresa, é preciso ter antes um planejamento prevendo qual será a dinâmica do jogo e também os objetivos dele.
A sua intenção é estimular o trabalho em equipe? É proporcionar o aumento da produtividade? Essas e outras perguntas poderão nortear a prática e a aplicação da gamificação no seu negócio.
Além disso, para aumentar o engajamento da sua equipe, é preciso pensar antes também no conteúdo. Ter uma boa história é um aspecto básico para que qualquer game seja bem sucedido e provoque a imersão esperada.
Nesse caso, a prática de storytelling ajuda muito, pois ela permite criar narrativas e etapas que guiam a dinâmica do game. Além disso, detalhes que reforçam o senso de cooperação em comunidade, a criatividade ou apenas a sensação de solucionar um enigma ou problema atraem a atenção dos participantes.
Advergames – Quando o jogo faz parte da publicidade
A palavra “Advergame” surgiu no início desse século. O nome do termo já diz muita coisa, pois é a junção das palavras “advertising” (publicidade) com “game”. Ou seja, estamos falando literalmente da união dos jogos digitais com a publicidade.
Apesar do uso relativamente recente do termo, o fato é que essa junção não é nenhuma novidade. Na década de 80 a Atari e a marca de sucos Kool Aid largaram no mercado o game Kool Aid Man, em que o mascote da empresa é o protagonista. O mesmo caminho foi seguido pela Pepsi com o seu Pepsiman.
Em alguns casos, é possível inserir a marca do negócio no cenário de um game. Para saber mais, entenda os benefícios da gamificação para um negócio.
Interação mais eficiente entre a marca e os consumidores
Os jogos digitais, de uma forma geral, são uma mídia que possuem uma enorme capacidade de atração. A narrativa de um jogo exige total imersão do usuário. Por isso, utilizar um jogo para expor uma marca traz resultados positivos para a empresa.
Além do mais, o seu negócio fica mais conhecido especialmente pela iniciativa criativa que é a utilização dos jogos digitais.
Alta capacidade de compartilhamento
Caso o jogo demande que o jogador solicite, por exemplo, vidas para amigos ou compartilhem alguma informação, é bem provável que os jogadores mais envolvidos realizem essas ações.
Isso tudo tem condições de gerar uma mídia espontânea, cada vez mais visibilidade para o seu negócio.
Maior alcance para o negócio
Graças aos jogos digitais, a empresa tem condições de ser reconhecida por um público maior que nem sequer a conhecia, tudo por causa do compartilhamento e da fidelização dos consumidores.
Por isso, os jogos digitais se consolidam como uma estratégia ideal quando a necessidade é conquistar mais clientes, pois funciona como uma porta de entrada para se aproximar de um novo perfil de público.
A dinâmica dos jogos é atrativa e desperta o interesse de várias pessoas
Nesse contexto, eles podem agregar mais interatividade para engajar ainda mais os clientes. É óbvio que ter um site, ter uma hospedagem de sites e presença online continuam importantes para o Marketing digital.
Entretanto, os jogos digitais, nesse caso, surgem como uma alternativa a mais para ajudar qualquer negócio e não apenas como uma estratégia de Marketing, mas também como uma forma de treinar os colaboradores e estimular o trabalho em equipe.
Portanto, é interessante elaborar estratégias capazes de viabilizar a utilização da gamificação no seu negócio.
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