O WhatsApp já é uma ferramenta de comunicação indispensável no cotidiano dos brasileiros. Segunda a pesquisa realizada pela Global Mobile Consumer Survey Brasil, 80% dos brasileiros usam o aplicativo pelo menos uma vez a cada hora.
Fácil de usar e prático para conversar, a ferramenta se tornou tão popular que hoje muitos preferem a comodidade de serem atendidos através do aplicativo.
Enxergando uma oportunidade nesta demanda, a empresa criou uma solução dedicada apenas para negócios, o WhatsApp Business.
A solução profissional de chat tem sido cada vez mais utilizada por empresas e vendedores como seu principal canal de vendas, devido à possibilidade de oferecer uma comunicação mais direta e humana. É uma maneira de deixar claro para seus clientes que seu negócio se importa e estará sempre pronto e disposto a ajudá-los.
Pensando em auxiliar você e sua equipe de atendimento a alcançarem os melhores resultados esta ferramenta, preparamos algumas dicas sobre Como atender melhor no WhatsApp Business. Vamos lá!
Integre o WhatsApp Business a um chat online profissional
O primeiro passo para empresas que desejam atender seus clientes com qualidade no WhatsApp Business é a integração com uma ferramenta profissional de atendimento. Assim, sua equipe terá controle sobre os chamados abertos e poderá gerenciar os atendentes com efetividade.
Uma grande vantagem da integração é a possibilidade de unificar todas as mensagens recebidas por contatos feitos no aplicativo em uma só plataforma, otimizando os processos da equipe que poderá continuar atuando simultaneamente em suas páginas, redes sociais e outras integrações.
Transferir conversas para outros operadores e convidar colegas de equipe para conversas são recursos que otimizam o tempo necessário para solucionar os problemas do cliente, aumentando sua satisfação com o atendimento.
A unificação dos contatos em uma só plataforma também permite que relatórios mais detalhados sobre a qualidade e o número de atendimentos feitos através do WhatsApp Business.
O JivoChat é uma ferramenta profissional de chat online que oferece estas e várias outras opções que podem trazer melhorias relevantes nos resultados de sua equipe de atendimento. Confira seus recursos e avalie os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.
Ofereça uma comunicação personalizada
Personalizar a comunicação e oferecer uma experiência individual para cada consumidor é uma atividade crucial para aumentar suas chances de vendas.
Aproveite os recursos das ferramentas utilizadas em sua empresa para coletar informações relevantes sobre seus clientes. Mostrar empatia ao entender suas dores, desafios, preferências e interesses pode resultar em um impacto muito positivo na satisfação das pessoas atendidas.
Prepare um banco de imagens
Uma dica muito valiosa para otimizar o atendimento online é ter um banco de imagens nos dispositivos com o WhatsApp Business instalado.
É muito comum que consumidores peçam informações adicionais ou imagens sobre um produto desejado.
Manter as fotos de itens oferecidos pelo seu negócio em galerias organizadas pode proporcionar agilidade e facilidade para que os operadores enviem informações relevantes solicitadas pelos clientes, aumentando consideravelmente a velocidade do atendimento.
Garanta o melhor tempo de resposta
Respostas lentas podem afetar a satisfação de consumidores, gerar reclamações e até mesmo fazer com que eles desistam de realizar compras. Isso torna o tempo de resposta é uma métrica diretamente ligada à qualidade do atendimento.
Manter uma boa velocidade de resposta é um objetivo que todas as empresas buscam alcançar. Porém, esta tarefa pode se tornar difícil para negócios que utilizam apenas o WhatsApp Business, por não ser uma ferramenta de atendimento profissional, impossibilitando a geração de relatórios e o acompanhamento destas métricas.
Busque por ferramentas adicionais que complementem seu chat com mensagens automáticas de boas-vindas e dúvidas mais frequentes para dar início ao atendimento e fornecer os dados necessários para sua equipe começar uma conversa.
Registre e organize bem as informações dos clientes
Qualquer informação oferecida pelo cliente é muito valiosa. Conseguir registrá-las e armazená-las de maneira organizada irá contribuir com a qualidade do atendimento realizado pelos operadores.
Além de proporcionar a oportunidade de atender clientes de uma maneira mais personalizada, o gerenciamento destas informações permite que as trocas de atendentes aconteçam de forma mais sútil e não desgastem os consumidores perguntando por informações que já foram fornecidas.
Use a linguagem do seu cliente
O WhatsApp é uma ferramenta criada para conversas entre pessoas. Por isso, comunicar-se com clareza, de uma maneira personalizada e humana é muito importante.
Procure identificar quais são os perfis do seu público-alvo e alinhe com sua equipe a linguagem que deverá ser utilizada em cada atendimento. Reúna sua equipe e defina o tom de voz que sua empresa deve demonstrar nos atendimentos.
Uma maneira prática de instruir sua equipe é a criação de um manual orientando as diretrizes de comunicação, dando instruções sobre o uso de emojis, gifs, abreviações e gírias. Outra vantagem de ter este processo mapeado é a agilidade para integrar novos membros na equipe de atendimento.
Gere um link de WhatsApp com mensagens personalizadas
Facilite o início de qualquer conversa através de um link direto do WhatsApp para iniciar conversas, de forma que seus consumidores não precisem adicionar seu número de telefone manualmente e possam simplesmente clicar em um widget ou começar um novo chat diretamente através do link.
Para fazer isso, basta usar um gerador de link do WhatsApp. Inclusive, é possível criar mensagens personalizadas que podem ser enviadas diretamente pelo cliente assim que clicar no link.
Recomendamos criar mensagens que possam ajudá-lo a identificar de onde cada consumidor veio, por exemplo: “Encontrei sua página no Instagram e gostaria de saber mais”, caso ofereça seu link do WhatsApp na biografia do Instagram.
Faça pesquisas de satisfação
A pesquisa de satisfação é a melhor forma de identificar quais são os pontos fortes do seu negócio e quais necessitam melhorias. Afinal de contas, esta é uma métrica diretamente relacionada às chances de vendas e indicações para outras pessoas. Por isso é preciso manter estes dados sobre controle para garantir os melhores resultados.
O WhatsApp Business pode não oferecer uma ferramenta dedicada para criar pesquisas durante atendimentos, porém, existem opções de outras empresas que podem ser utilizadas para realizar este trabalho.
Então, faça pesquisas de satisfação com frequência para monitorar as principais métricas do seu negócio e acompanhar o desempenho do atendimento oferecido por sua empresa.
Preparado para atender melhor no WhatsApp Business?
Esperamos que nossas dicas sejam úteis para melhorar a satisfação de seus clientes com o atendimento oferecido por sua empresa.
Porém, para alcançar os melhores resultados que o WhatsApp Business pode oferecer, é preciso investir em uma ferramenta de atendimento que otimize o trabalho de sua equipe.
Para escolher a melhor opção, recomendamos que você acesse a página da JivoChat e confira todos os recursos de integração com o WhatsApp e as diferentes soluções de atendimento que podem ser utilizadas pelo seu negócio.
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