O elemento gráfico que representa uma empresa ou marca é denominado logotipo.
É mais que um meio de representação simples é uma forma de consolidação e singularidade da identidade de uma empresa e marca.
O logotipo é o símbolo mais importante de uma marca, muitas vezes sendo pensado antes mesmo da empresa ser criada formalmente.
Cada marca e empresa não querem apenas um logotipo que seja moderno, legal ou atraente e sim que sua história, essência e ideais sejam retratados no logotipo para sua marca e empresa da melhor forma possível.
O bloqueio criativo de um processo de design infelizmente pode acontecer na vida de qualquer pessoa e em qualquer etapa de desenvolvimento de criação do logotipo podendo ser prejudicado por fatores externos e problemas pessoais. Dessa forma listaremos algumas dicas para auxiliar na inspiração do processo de design do logotipo.
1. Navegue por sites de design
Procurar sites de designs mesmo que não sejam focados em logotipos, sites de fotografias, podem ampliar o leque para a criatividade e a ter inspirações de várias formas.
Novas formas, imagens certamente fará com que sua criatividade se desperte, levando a criação de um trabalho único e maravilhoso.
2. Não tenha medo de experimentar
Você pode experimentar um criador de logotipo on-line. Essa ferramenta pode ajudar a focar seus pensamentos, fornecer ideias de fonte ou paleta de cores, onde existem conceito básicos que auxiliam durante o processo de criação, como, por exemplo, de não fazer uso de cores gritantes, pois podem chamar atenção indevida e tiram a harmonia do projeto.
Você deve ter sempre em mente que as cores evocam sentimentos e influenciam psicologicamente, devendo estar de acordo com o objetivo da empresa e da marca.
Lápis e papel também auxiliam no processo de criação de esboços antes de serem digitalizados. Experimente e explore todas as possibilidades.
Mantenha sempre por perto um bloco de anotações e caneta ou tenha em seu celular um aplicativo de anotações e desenho para poder registrar aquelas ideias que surgem fora de hora. Quanto mais informações tiver, maiores serão as chances de construir um bom logotipo.
3. Olhe os concorrentes
Tenha o logotipo dos concorrentes como referência. Porém, não copie a concorrência, afinal, seu objetivo como designer não é copiar ideias, mas sim oferecer novas soluções aos seus clientes.
Observe os elementos e cores utilizados por eles e crie o seu logotipo de maneira diferenciada, que se destaque mais e seja mais claro que o da concorrência.
Realizando pesquisas direcionadas você terá mais clareza e ajuda para dar continuidade ao seu projeto. Ao se atualizar sobre o que os concorrentes estão fazendo, aproveite também para se atualizar sobre o que tem sido feito a respeito do design que está em constante modificação.
4. Peça a opinião de outra pessoas
Públicos diferentes exigem diferentes tipos de comunicação no logotipo, que precisam estar alinhados com com a roupagem da marca e da empresa. É necessário realizar uma análise rigorosa e detalhada sobre o tipo de público-alvo que a empresa e a marca querem atingir.
Realize pesquisas com os logotipos que o público-alvo se identifique mais. A pesquisa pode ser realizada de maneira verbal, em uma conversa entre amigos que estejam dentro do perfil do público-alvo ou pesquisas realizadas por meio de redes sociais e formulários digitais. Ao coletar os dados necessários, direcione o resultado final ao seu logotipo.
5. Faça uma pausa, limpe sua mente
Descanse. Muitas vezes é preciso dar um tempo e relaxar. Trabalhar por diversas horas seguidas e pensar demais deixará seu corpo e cérebro cansados, e uma mente cansada não alcançará os resultados esperados e criativos.
Certamente, você pode ter realizado trabalhos memoráveis no passado dormindo pouco e se alimentando de forma irregular. Porém, pense no quanto seu rendimento, criatividade e produção podem aumentar se você der o descanso e tempo necessários para o seu corpo e cérebro renovarem suas energias. Vale ressaltar que uma boa alimentação também ajuda o cérebro e o corpo a terem mais energia e rendimento no trabalho.
Entre as principais habilidades comportamentais, a paciência é a que mais se destaca para que você alcance o objetivo de criar um logotipo eficaz, afinal, esse é um processo detalhado, minucioso.
Você pode se inspirar e conseguir concluir o projeto com rapidez, mas muitas vezes não é assim que acontece. Quando é necessário apressar a criatividade, nem sempre os resultados são como o esperado e desejado.
Permita-se pensar, dê tempo ao tempo. Pinte, desenhe, rabisque e apague, mude as cores se necessário e se preciso retorne de onde estava, ou volte ao início. Certamente chegará o momento em que irá encontrar o resultado que tanto ansiava.
O post Onde encontrar inspiração quando o processo de design de logotipo está travado apareceu primeiro em Designerd.
Onde encontrar inspiração quando o processo de design de logotipo está travado publicado primeiro em: https://www.designerd.com.br/
No comments:
Post a Comment