Seja por inexperiência de quem fez ou pela falta de um olhar um pouco mais crítico e menos inocente, alguns logotipos acabaram se tornando exemplos do que não devemos fazer.
Mas, como é de se esperar, o design serve ao nobre propósito de resolver problemas e dar uma nova vida a conceitos equivocados e/ou ultrapassados.
Sendo assim, a designer Emanuele Abrate criou o projeto “The worst logos ever, Redesigned“, onde selecionou conhecidos exemplos de logotipos com design questionável e mensagens ambíguas para fazer seus redesigns.
Confira:
Instituto de Estudos Orientais
Esse é um dos mais famosos exemplos de logotipos com mensagem ambígua. Infelizmente as formas simples e o espaço negativo do logotipo original criaram uma imagem com uma conotação que não tem relação alguma com a instituição.
No redesign, foi mantido o conceito dos elementos principais do logotipo (o sol e o templo), porém com formas mais modernas, e sem o ultrapassado contorno.
A tipografia também foi alinhada com o símbolo para assumir maior importância e foi convertida em sans-serif.
Kudawara Pharmacy
O logotipo original enfrenta diversos problemas, desde o mau uso da tipografia, elementos desproporcionais e, obviamente, o uso de formas que criam uma mensagem ambígua.
No redesign, esses elementos foram descartados, mantendo apenas o uso da letra K como referência e uma paleta de cores semelhante à original.
A designer utilizou formas simples para construir a letra K e dar uma sensação de confiança ligada à natureza.
No espaço negativo, é possível visualizar uma cruz (um elemento distintivo no campo farmacêutico).
Computer Doctors
Em alguns casos, nenhum elemento do design antigo pode ser aproveitado em um redesign. Foi o caso do logotipo da The Computer Doctors.
A designer trabalhou com um conceito totalmente novo, que combinasse o mundo da tecnologia e o mundo da assistência médica.
Segundo ela, a ideia por trás do novo logotipo era utilizar como referência a forma de um monitor para inserir uma cruz no espaço negativo e, ao mesmo tempo, evidenciar as letras iniciais C e D.
Centro Pediátrico de Arlington
O redesign do logotipo partiu do mesmo conceito, mas o símbolo foi recriado de forma a remover qualquer mal-entendido e dar uma sensação de maior confiança.
As formas simples e circulares tornam o símbolo mais amigável e acolhedor, além dos sorrisos dos dois personagens.
Além disso, a tipografia foi substituída por uma mais moderna, mas ainda institucional, sem serifa.
Mama’s Baking
Esse é mais um exemplo de redesign cujo conceito foi criado do zero. A designer se inspirou na figura da mãe que cozinha com amor, imaginando-a removendo o recipiente do forno.
A figura da luva foi combinada com a figura do coração para transmitir o sentimento de amor e paixão pela cozinha.
Clinica Dental San Marcelino
Não há como negar: a silhueta do logotipo original realmente ficou estranha, passando uma mensagem totalmente errada quanto ao tipo de serviço oferecido pela empresa.
Para esse redesign, a designer quis criar uma solução nova, mais simples e menos descritiva.
As letras C e D estão dispostas para formar um rosto sorridente. As linhas limpas e arredondadas e a cor azul pretendem transmitir uma sensação de confiança e limpeza.
Fire Prevention Products
Designers, muito cuidado com o uso das formas. Quando um logotipo passa uma mensagem ambígua para muitas pessoas, não é malícia, mas sim bom-senso.
Nesse redesign, a designer decidiu desenvolver um novo conceito a partir de formas circulares que envolvem a figura de uma chama no espaço negativo.
O nome foi abreviado com a sigla “FPP” para um maior reconhecimento, mesmo sem o texto completo.
Safe Place
Há muitos elementos no logotipo original, além do problema da imagem principal, cuja mensagem deveria ser segurança, mas que acaba sendo bastante estranha.
Sendo assim, o redesign excluiu os elementos dispensáveis, deixando a forma da casa como o único elemento realmente evocativo desse logotipo.
OGC (Office of Government Commerce)
O logotipo da OGC aparentemente não tem nada de errado, é um acrônimo com três letras circulares próximas uma da outra. Mas, girando o logotipo você pode ver uma figura bastante embaraçosa (ainda mais por se tratar de uma agência governamental)
Nesse caso, o redesign foi mais sutil, utilizando como referência o logotipo anterior da agência governamental, onde as letras foram melhorada para uma aparência mais moderna e atual, resolvendo o problema da mensagem ambígua.
E você, o que achou dessas propostas de redesign? Acha que a designer conseguiu resolver os problemas de interpretação dos logotipos escolhidos? Faria alguma coisa diferente?
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